Tenha uma vida mais saudável com uso de plantas medicinais

Benefícios para saúde no consumo Medicinal da azeitona preta.

Azeitona preta: Benefícios e como consumir

Índice de conteúdo
1. Benefícios da azeitona preta

2. Como consumir azeitona preta

3. Receita de patê de azeitona preta

Comum na mesa de petiscos, como ingrediente de pizzas, saladas e molho de carnes, a azeitona preta é, assim como a verde, proveniente da oliveira, encontrada em diversas regiões da Europa, especialmente perto do Mediterrâneo.

Mas, a principal diferença entre elas é a época da colheita. Enquanto as verdes são colhidas imaturas, as pretas passam por todo o processo de maturação natural.


Além disso, a azeitona preta tem um teor de óleo de 10 a 30% maior do que a verde, por isso, é uma melhor fonte de gordura boa (ácidos graxos insaturados), que são excelentes para a saúde, especialmente para o coração.


Benefícios da azeitona preta:

Ajuda no controle do colesterol
Por ser rica em ácidos graxos insaturados, mais conhecidos popularmente apenas como “gorduras boas”, ajuda no controle do nível de colesterol, em especial o colesterol ruim (LDL). Além disso, impulsiona o aumento do nível do bom o colesterol, o HDL. Entretanto, seu consumo não deve ser feito indiscriminadamente – deve haver moderação. Especialmente por ser um alimento calórico. 

Ação anti-inflamatória

Ela é também uma fonte de vitaminas anti-inflamatórias, como vitamina A e vitamina C, que promovem o fortalecimento da imunidade. 

Não só, essas vitaminas combatem a ação de radicais livres no corpo, assim prevenindo o envelhecimento precoce da pele e o diagnóstico de doenças crônicas.

Além das vitaminas, a azeitona contém oleuropeína e o oleocanthal em sua composição: dois compostos fenólicos anti-inflamatórios responsáveis por seu sabor.

Previne a constipação:

A azeitona preta é boa fonte de fibras. Por isso, ajuda na digestão, consequentemente prevenindo a constipação, ou seja, a prisão de ventre.

Fortalece os ossos:

Também, pode assegurar a diminuição da degeneração dos ossos, ou seja, reduz os riscos de doenças como a osteoporose – a diminuição da densidade óssea. 

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS...

"Chá de Nim" combate a Diabetes?

Receitas para:Rugas, Manchas e Sardas